Dados 2004
Pontuação
SZOK5610000
luna101610000
MAG190010000
betim_7010000
kocia16310000
stekac10000
ArkoG9841
rafael115039825
darokapa179822
aga1234512349759
Dados 2004

DADOS

História

Os dados são possivelmente o componente mais antigo usado pelo homem para jogar. Dados cúbicos com marcas praticamente equivalentes às dos dados modernos foram encontradas em tumbas egípcias datadas de antes de 2000 AC e em escavações chinesas datadas de até 600 AC. Os jogos de dados tradicionais podem ser divididos em 2 tipos: jogos de corrida e jogos de dados propriamente ditos, que é o nosso caso.

Os jogos de dado propriamente ditos são jogos onde o foco está nos dados, servindo o tabuleiro simplesmente como marcador de pontos ou de apostas.

Como jogar

BÁSICO

Pode jogar de 2 a 4 jogadores, sendo uma competição individual. Neste jogo você vai depender um pouco da sua sorte e claro...do seu raciocínio, você deve estar atento aos diversos tipos de pontuação que poderá somar e escolher a mais vantajosa.

OBJETIVO

Obter pontuação superior a dos seus adversários. Em outras palavras; quem têm mais, ganha!

JOGANDO

Você pode marcar pontos em várias categorias, que são fixas e valem para todos.

A jogada se constituí dos seguintes passos:

Você lança os 5 dados clicando em roll

Para saber qual será sua pontuação, passe o mouse em cima da tabela à esquerda e os pontos possíveis irão aparecer.

Se estiver satisfeito com alguma pontuação clique nela e você será pontuado, caso não queira ficar com essa pontuação, você pode lançar os dados mais duas vezes até conseguir a pontuação desejada. Para isso você pode “armazenar” alguns dados que você ache interessante e lançar os restantes tentando fazer uma combinação que pontue melhor.

Pontuação

Na tabela acima esquerda da tela do jogo existem as diversas maneiras de pontuar.

Nesta tabela existem duas seções: “Aces” até “Sixes” e “Two Pairs” até “Chance”.

Primeira Seção

Na primeira seção é marcada a pontuação que é adquirida com a soma das faces do mesmo número.

Áses – soma dos números de dados com face 1 para cima

Dois – número de dados com a face 2 pra cima vezes 2

Três - número de dados com a face 3 pra cima vezes 3

Quatros - número de dados com a face 4 pra cima vezes 4

Cincos - número de dados com a face 5 pra cima vezes 5

Seis - número de dados com a face 6 pra cima vezes 6

Por exemplo:

Neste caso o jogador poderia marcar 9 pontos no espaço “Threes” ou 2 pontos no espaço “Twos” ou ainda marcar 4 pontos no espaço “Fours”.

Bônus. Para ganhar um bônus de 35 pontos, o jogador deve marcar 63 pontos ou mais nesta seção de pontuação.

Segunda Seção

Esta seção pontua dos campos “Two Pairs” até “Chance”.

Dois Pares – Dois pares de dados iguais

Trinca – Três dados de mesma face

Quadra - Quatro dados do mesmo valor

Straights – Seqüência de números

Full House – Uma trinca e um par.

5 of a kind – Cinco dados iguais

Chance – É a soma de todos as faces aparentes dos cinco dados

FIM DE JOGO

O jogo termina depois de completa todas as rodadas. O jogador que somou a maior pontuação vence o jogo.