፨Estelar፨

 
joined: 2020-10-20
É nos conectando com nós mesmos que descobrimos o brilho que há dentro de cada um de nós! ፨Estelar፨
Points295more
Next level: 
Points needed: 705

“infoxicação”

Será que preciso saber de todas as notícias?

Basta pegar o celular, logo de manhã, para recebermos um bombardeio de notícias, algumas boas, outras nem tanto; algumas catastróficas, outras falsas; e assim vai durante todo o dia. O excesso de informações faz parte do nosso contexto atual. Se, num passado não tão distante, tínhamos de ir até às notícias – comprando jornais diariamente ou revistas periódicas – hoje, elas vêm até nós das mais diversas formas.

A questão é: nem sempre ficar sabendo de tantos fatos nos fazem estar realmente informados, porque a informação para ser útil deveria estar vinculada à produção de conhecimento, humanização ou resolução de problemas. Se a informação não é verdadeira, torna-se uma desinformação e, se é inútil, perdemos o tempo que poderíamos dispensar para atividades mais enriquecedoras(como estar mais próximos da família: pai, mãe, filhos, abrir a janela e desejar um bom dia para o vizinho(a) ...)

O avanço tecnológico fez as notícias chegarem com tanta velocidade a ponto de causarem em nós a autoexigência de nos manter informados. No entanto, esse excesso de notícias nos põe em contínua ansiedade, estresse e dispersão. Muitas pessoas em tais estados adoecem uma sociedade inteira. Em 1996, o físico espanhol Alfons Cornella criou o termo “infoxicação”, com a junção das palavras informação e intoxicação. Consiste na doença causada quando consumimos mais informação do que nosso cérebro é capaz de absorver e processar. Veja que, a doença não é de agora, porém, o coronavírus a impulsionou, no momento em que ficamos conectados o tempo inteiro e ansiosos por notícias que nos ajudem a entender o que estamos vivendo.

Será que preciso saber de todas as notícias?

Enfim, as boas notícias existem; e é possível encontrá-las, procurando o que realmente precisamos saber.
A exemplo - lemos noticias aqui  sobre
" politicas " ,
vejo mais como uma implicância uns com outros sobre quem pega mais noticias que acham  importantes  e as colocam aqui!
Sei que aqui é um espaço aberto e livre para quem quiser postar o que bem entender,
tanto que obedeçam as regras do site.
Mas nem sempre precisamos saber das más coisas que pegam por ai.
Porque quem o mal faz(planta) colhe o mal na mesma proporção, isso é regra da vida!
A gente já vive de sobressalto com esse coronavirus nos rodeando.
Já pararam para pensar que nem toda noticia de política que é importante para vocês,
pode não ser importante para os demais?